Quando tiro os meus óculos de Alcanena, aproveito para ver algumas coisas... Aqui ficam alguns relatos dessas experiências..

06
Ago 09

existe um movimento que incentiva o voto nulo nas eleições... como diz a notícia "O novo movimento não vai ter sede, nem direcção, nem militantes, nem deverá ter registo no Tribunal Constitucional"

 

serei só eu a achar aqui uma incongruência?

 

primeiro: como é que se vota neste movimento? será fazendo várias cruzes e/ou rasurando o boletim de voto, tornando assim o "voto nulo"... ou vai haver um quadradinho com o nome do movimento?

 

mas se for a segunda opção, o voto deixa de ser nulo! certo?!

 

segundo: se o voto deixa de ser nulo, já estamos a votar e escolher alguém para um lugar onde não teríamos candidatos à altura (pois se assim não fosse teriamos votado nesses!)

 

isto é gente que tem muito tempo livre entre as mãos... só por isso, vou fundar o Movimento Abstenção! é que com 60% dos votos, consigo a minha eleição e de mais uns amigos meus!

observado por mula às 11:28
Vistos sem Óculos de Alcanena: , ,

Bom, parece que a assinatura do post se adequa bem a esta opinião...

Primeiro, o objectivo não é que se vote neste movimento, este movimento formou-se, na minha interpretação, para alertar para uma alternativa real que existe - o voto em branco.

Penso que há também aqui alguma confusão de conceitos. Segundo sei, um voto nulo não conta para nada e aí sim mais vale a pena não ir às urnas, mas um voto em branco conta e se existirem suficientes votos em branco, existirão lugares vazios na assembleia da república. Isto implica o tal "susto" aos partidos podendo fazê-los mudar internamente, sem se estarem a criar novos partidos. Penso que é esta a filosofia deste movimento e mais que não seja penso que é útil para transmitir à população em geral a diferença entre não votar e votar em branco, já que parece haver um interesse em que essa informação não seja amplamente divulgada (e existe mesmo digo eu, por parte de todos, imprensa incluída, que também tem os seus interesses partidários).

André a 6 de Agosto de 2009 às 11:53

http://partidonulo.net/

estão no site todas as instruções.

O problema do voto branco é que pode ser alterado. Isto foi alertado por muitas pessoas que já foram delegadas de mesa...
a 6 de Agosto de 2009 às 12:36

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


arquivo de observações
subscrever feeds